04 julho 2010

Bienvenue à Paris

Olá meninas!

Depois da estréia de Li com Buenos Aires, vamos para o outro lado do Atlântico, mais especificamente para Paris!
Tirei uma semana de férias e fui viajar com minha mãe. No ano passado ela fez 50 anos e eu tinha dito que daria uma viagem de presente. Ano passado não deu e resolvi cumprir minha promessa esse ano. Inicialmente iríamos para Machu Picchu (destino que ela sempre quis ir e ainda quer!), mas estava tendo a "Festa do Sol" (que não sei dizer o que se comemora, mas sei que é super importante), o que deixou tudo cheio e caro. Então resolvemos mudar tudo e ir para Paris. Afinal quem não quer ir a Paris???
Passamos 1 semana lá e fizemos muiiiiiitas coisas. Basicamente visitamos TODOS os pontos turísticos.
Antes de viajar li muitos blogs e terminei montando meu próprio guia e roteiro. Acho que para uma viagem relativamente curta e numa cidade onde se tem muita coisa para conhecer, ler um pouco antes é fundamental para se situar e saber o que fazer. Sugiro que vc escolha os lugares que queira ir, pegue um mapa (em todo lugar tem um) e faça seu roteiro dia a dia, de acordo com seu ritmo. Dos blogs/sites que li, indico principalmente: "conexão paris", "it girls" e "vamos para paris".
Não vou contar detalhes de cada lugar que fui, mas quero dividir com vocês algumas coisas que me chamaram atenção:

- Nos mapas de Paris e na revista da Air France tem um cupom que dá um desconto de 10% na Galerias Lafayete, que é cumulativo com o tax refund (12% de desconto para turistas). Para quem quer comprar perfume, cosméticos (eu só fiquei nesse piso) e muitas outras coisas a loja é tudo de bom e com o desconto o preço é quase igual ao dos EUA. Além disso, tinham alguns lançamentos exclusivos ou em primeira mão, como um novo perfume da Lancôme e da Issey Miyake.
- Vale a pena comprar o Museum Pass, só de evitar a fila gigantesca de Versailles já paga! Tem muitas opções de passeio e a depender do que você esteja disposta a conhecer, é muito mais barato do que comprar um por um. Vende na maioria dos lugares e tem opção para 2, 4 ou 6 dias.
- Não deixem de subir no Topo da Torre Eiffel. A diferença em euros é só de 5 e a vista compensa! Verdade que o elevador do 2. andar para o último da um pouco de medo, mas ver a cidade lá de cima é inesquecível! Reserve um dia ensolarado para nada comprometer seu esforço!
- Definitivamente não vale a pena ir de metrô do aeroporto para o hotel. Ficar procurando a estação no aeroporto, fazer baldeação e depois carregar a mala até o hotel é muito chato! Descobri uma van que cobra €17 pelo transfer (tanto para chegar quanto para voltar). Não é um serviço exclusivo, mas mais confortável/seguro que o metrô e não tão mais caro (Airport Nice Shuttle - http://www.paris-airport-shuttle.com/).
- Não deixe de comer uma tarte de fresa (nossas tartaletes de morango). Comi em lugares diferentes e todas muiiiito boas.
- A depender de quanto você predende andar de metrô, vale a pena comprar um Visit Paris. Um cartão que paga-se uma tarifa e anda-se quanto quiser. Tem disponível para vários dias. Andei (a pé) em Paris nos 7 dias que fiquei lá, mais do que andei aqui no Brasil no último ano inteiro!!! Acredito que assim dá pra conhecer a cidade de verdade. Mas tem hora que cansa, e o metrô é uma boa saída.
- Os hotéis em Paris são super pequenos (falo dos 3 estrelas). Então o que é importante é a localização. Ficamos em Saint-German-de-Prés (bairro), bem perto do Boulevard Saint Michel, onde tem muitas lojinhas de turista e restaurantes do mundo todo.
- Não imaginei, achava que as coisas em Paris eram bem mais caras, mas dá pra fazer um estrago cartão de crédito em qualquer unidade do Monoprix (o Pão-de-Açucar francês). Tem muita coisa legal no departamento de cosméticos (shampoo, maquiagem, cremes, etc.) Fora a sessão de vinhos que é um capítulo à parte, tantas opções e por poquissímos euros voce enche sua adega!
- A única coisa que tenho a dizer de um porém dos franceses, apesar da fama gostei deles, é que eles pegam as coisas (um sanduíche, um croissant ou seja lá o que for) com a mão, ainda que trabalhem no caixa e peguem em dinheiro ao mesmo tempo.


Caso alguém queira alguma dica mais específica, me manda, que se eu souber, respondo!


Rebeca


Obs.: Meu próximo post - fotos da viagem. Tirei um monte e estou selecionando...